Coronavírus

Coronavírus faz álcool gel sumir das prateleiras das farmácias

Máscaras cirúrgicas também entraram para a lista dos itens mais vendidos pelos estabelecimentos
09/03/2020
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     O temor pelo contágio com o novo Coronavírus está causando um esvaziamento das prateleiras das farmácias dos municípios de Garibaldi e Carlos Barbosa. Entre os itens mais procurados estão o álcool gel e as máscaras cirúrgicas. Mesmo com a recomendação do Ministério da Saúde, que o uso das máscaras seja feito somente por quem for suspeito de estar com a doença, o item acaba sendo um dos mais vendidos. Já a utilização do álcool gel é recomendada como uma alternativa.

    Em Garibaldi, somente um dos estabelecimentos procurados pela reportagem do Portal Adesso afirmou ter o item em estoque. “O alcool gel já estava acabando. Nós tínhamos dificuldade conseguir a mercadoria com nossos fornecedores. Demos sorte que um deles nos ofereceu algumas unidades, o que normalizou nossos estoques”, explica Rafael Giraldi, gerente de uma das farmácias de Garibaldi pesquisadas pela reportagem.

     Com a alta procura, e os estoques dos fornecedores cada vez mais vazios, os valores já inflacionaram. Adriano Souza, dono de um estabelecimento em Carlos Barbosa, contou que, além da dificuldade de conseguir álcool gel nas distribuidoras, o aumento nos valores já pode ser sentido. ”Nós conseguimos uma compra essa semana. Nenhum fornecedor tinha álcool em gel. Conseguimos com um fornecedor, mas os valores já aumentaram quase R$2 a mais por unidade, se comparado com a compra anterior ao surgimento do Coronavírus”, explica Souza.

     Nenhum dos responsáveis pelos estabelecimentos consultados soube afirmar quando a distribuição do produto vai ser normalizada e quando haverá queda no preço. Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, lavar bem as mãos é o método mais eficaz de evitar a contaminação pelo Coronavírus. O álcool gel pode ser utilizado como um substituto quando não há possibilidade de realizar a higiene. A utilização de máscara cirúrgica só é recomendada para pessoas que estão com alguma suspeita contaminação com o vírus, ou também para profissionais de saúde que estejam em contato com possíveis casos. 


MAIS NOTÍCIAS