Geral

Estiagem: Garibaldi decreta Situação de Emergência

Decreto foi assinado na manhã desta sexta-feira e possibilita que município tome medidas emergências contra a falta de água
13/03/2020
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Mesmo sem previsão de racionamento de água, a Administração Municipal de Garibaldi decretou nesta sexta-feira (13), situação de emergência decorrente da estiagem e da seca que assolam o município e a Serra Gaúcha. Conforme a Administração Municipal, sendo a água um bem essencial e indispensável ao atendimento de todas as necessidades básicas de vida, fundamental para a sobrevivência e saúde da população, foi preciso tomar algumas medidas para preservá-la.

     O Prefeito Antônio Cettolin (MDB),  juntamente com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), pede à população para que evitem atividades de limpeza que utilizem grande volume de água, que podem esperar o período crítico passar, pois o momento é de economizar a água. Conforme o prefeito, o decreto possibilita ao munícipio entre outras ações, contratar máquinas para atender demandas emergenciais, na cidade e no interior.

     Nas propriedades rurais, está ocorrendo escassez de água nas fontes naturais e açudes, fontes essas que abastecem o consumo humano e animal, sendo assim, os produtores que estiveram com dificuldades, poderão fazer contato com a secretaria de Agricultura e Pecuária pessoalmente ou pelo telefone (54)3462-8222.

     Com o decreto, fica vedada a utilização de água fornecida Corsan para tarefas de limpeza em larga escala (lavagem de telhados, veículos, calçadas, etc.) ou irrigação de plantas e jardins, bem como o abastecimento de piscinas ou congêneres, relacionados puramente a lazer.

     Fica determinado que a fiscalização municipal auxilie a Corsan, na fiscalização das atividades descritas no decreto, aplicando as sanções descritas no presente decreto, no Código de Posturas Municipal e demais legislação de regência.

MAIS NOTÍCIAS