Coronavírus

Solução encontrada em Bento Gonçalves multiplica número de respiradores

Segundo o Secretário de Saúde de Bento, Diogo Siqueira, a solução é simples e barata
24/03/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Uma solução encontrada pela Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves, baseada em pesquisas realizadas na Itália, aumenta o número de respiradores, utilizados para pacientes internados com dificuldades respiratórias devido ao coronavírus. A técnica chamou a atenção de políticos do centro do país, que entraram em contato com o Prefeito Guilherme Pasin, para saber mais informações sobre a aplicação da ferramenta.

     Segundo o Secretário de Saúde de Bento, Diogo Siqueira, a solução é simples e barata. O dispositivo é uma espécie de “T" que permite a utilização de um único respirador para dois pacientes. A ideia foi dada pelo coordenador da UPA de Bento Gonçalves, Amauri Vargas e chamou a atenção do Senador paulista Major Olimpio, que pretende implementar a alternativa nos hospitais de São Paulo.

     No momento Bento Gonçalves tem um número suficiente de respiradores, mas a técnica poderá ser empregada se necessário. O secretário informou que o dispositivo receberá melhorias, em uma parceria entre o poder público e a empresa Meber Metais. A intensão é que seja possível a utilização por até 3 pacientes para cada respirador. 

MAIS NOTÍCIAS