Economia

Secretarias de Turismo da Região Uva e Vinho buscam alternativas à crise

Devido a pandemia, o turismo foi um dos setores primeiramente impactado com as medidas de contenção
17/04/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Os municípios que integram a Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, reuniram-se, por meio de videoconferência, na tarde de 14 de abril de 2020, para realizar uma análise situacional. Virtualmente, os 15 municípios que compõe a região participaram da Assembleia da Instância de Governança Regional Uva e Vinho, Atuaserra.

     A reunião realizada por videoconferência iniciou com a fala da presidente Sabrina Cardoso, que relatou a sua percepção e os desafios encontrados nos últimos vinte dias, desde que se iniciou no Estado do Rio Grande do Sul o isolamento social. Sua fala foi pautada como representante de duas entidades privadas e empreendedora do setor turístico.

     Houve espaço para apresentação de um breve relato dos municípios participantes, onde foi unânime a explanação sobre o impacto gerado nos setores de indústria, comércio e serviços, em função do período de isolamento instituído por decreto Estadual. Também houve entendimento geral de que o turismo foi um dos setores primeiramente impactado.

     A pauta da reunião tratou principalmente de realizar uma análise situacional dos municípios para posteriormente, serem desenvolvidas ações e pautas de trabalho que vislumbrem a retomada das atividades e da economia nos próximos meses.

     Entre os desafios da Região Uva e Vinho está a unificação dos posicionamentos dos municípios, já que cada um deverá retomar suas atividades em períodos diferentes e com estratégias diversas. Também, há uma evidente preocupação com sobreposição de eventos cancelados do primeiro semestre que será refletida no acumulo de eventos no segundo semestre. Enquanto destino, o que se pede é que haja um compartilhamento das decisões entre os municípios a respeito dos maiores eventos, para haver o mínimo de conflito nas datas.

     Definiu-se que, as estratégias serão traçadas inicialmente em acordo com as cinco microrregiões do Destino Uva e Vinho. A reunião com a microrregião 1ª Colônia da Imigração Italiana, ao qual Garibaldi faz parte, seguirá calendário a ser definido entre os participantes.

MAIS NOTÍCIAS