Coronavírus

Auditores do Trabalho fazem inspeção em frigorífico de Garibaldi

Responsáveis pela fiscalização que interditou a JBS em Passo Fundo estão atuando na fiscalização do Frigorífico Nicolini
28/04/2020
Portal Adesso - Foto: Ilustração

     Com exclusividade na última sexta-feira (24), o PORTAL ADESSO noticiou sobre surto que ocorre em frigoríficos na cidade. Embora algumas pessoas tenham questionado a notícia, o fato publicado pela nossa equipe está se confirmando. 

     Com o aumento no número de casos em frigoríficos de todo o Rio Grande do Sul, o Governo do Estado quer regras para conter coronavírus nestes estabelecimentos, que por produzir alimentos, não precisaram fazer isolamento. Uma medida deverá ser oficializada nesta terça-feira (28), com regras que tentarão frear a disseminação do vírus entre trabalhadores

     Prevista para esta terça-feira (28), o governo, irá publicar uma portaria com normativas e punições por descumprimento para o funcionamento dos frigoríficos em todo o Estado.

     Com vários focos da doença e mortes confirmadas em Garibaldi, Lajeado e Passo Fundo, a regra visa conter o surto entre os trabalhadores. 

     O Centro de Operações de Emergência (COE) da Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que 10 plantas frigoríficas no Rio Grande do Sul estão sob monitoramento em razão de surtos já confirmados ou ainda suspeitos entre seus funcionários. A portaria oficial com as regras, terá caráter semelhante ao da normativa 270 da SES, que determinou os requisitos para a reabertura de comércio no Rio Grande do Sul. O documento voltado para os frigoríficos começou a ser discutido ainda no domingo (26), em uma conferência de vídeo entre a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e quase uma centena de prefeitos e vigilâncias municipais de saúde.

     Além da portaria com regras para o funcionamento de frigoríficos, o governo estadual irá publicar ainda uma nota informativa para instruir as vigilâncias municipais de saúde sobre como atuar nos surtos que afligem o setor.

     Entre as medidas, deverá constar a determinação para que as empresas frigoríficas elaborem seus próprios planos de contingência de coronavírus, tendo a hipótese de suspensão das atividades em cenários mais graves. Auditores fiscais do trabalho, responsáveis pela fiscalização que interditou a JBS de Passo Fundo, estão agora atuando em inspeção no frigorífico Nicolini, em Garibaldi. 

     Em Tapejara, na região norte do Estado, a unidade de abate de aves da Agrodanieli, após tomar conhecimento de quatro casos confirmados de coronavírus entre seus trabalhadores, resolveu paralisar as atividades por 48 horas.


MAIS NOTÍCIAS