Geral

Corsan demonstra descaso com o abastecimento de água em Garibaldi

Obras realizadas até o momento não resolvem os problemas de distribuição de água no município
30/04/2020
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) não está preparada para enfrentar outra crise de abastecimento de água em Garibaldi. A falta de ações por parte da companhia são uma declaração clara do descompromisso com o contrato assinado com a prefeitura municipal. Nenhuma medida eficaz está sendo tomada e não há planos para prevenir essas situações no futuro.

     Para tentar remediar a situação, uma retroescavadeira está retirando terra do fundo da barragem municipal. Esta obra não resultará em um aumento significativo na capacidade volumétrica do reservatório. A abertura de novos poços artesianos também não surtiu o efeito esperado e, provavelmente, em uma nova estiagem também não garantirá o abastecimento.

     O descompromisso da Corsan com a comunidade de Garibaldi passa pelo tratamento dedicado a imprensa. O Portal Adesso tentou contato com os responsáveis pela companhia no município. Todas as tentativas, por telefone e por e-mail, resultaram frustradas e só demonstram a falta de planejamento da companhia com as questões do abastecimento de água no município.

     Os questionamentos enviados pelo Portal Adesso ao responsáveis pela companhia no município foram:  Se a Corsan já projeta alguma medida, como o racionamento d'água para o município, da mesma forma que está sendo feito em Farroupilha? A Corsan tem algum plano emergencial para que essa medida não precise ser tomada? Quais são os planos da Corsan para que essa situação não se repita nos próximos anos?

     Se nos próximos anos a região passar por outra estiagem, como a que vem sofrendo desde dezembro de 2019, uma nova crise ainda mais grave vai se estender sobre o município. E as previsões não são favoráveis. Segundo observadores meteorológicos, as longas estiagens na região da serra podem ser recorrentes nos próximos anos.


MAIS NOTÍCIAS