Coronavírus

Frigoríficos de Garibaldi registram 26 casos positivos de Coronavírus

Informação são de autoridades sanitárias que estão preocupadas que número de contaminados ainda podem aumentar
01/05/2020
Portal Adesso - Com informações do Jornal Zero Hora

     Quando na última sexta-feira (24), o PORTAL ADESSO publicou reportagem exclusiva dizendo que uma fonte havia afirmado que os frigoríficos de Garibaldi viviam um surto de coronavírus  muita gente questionou e duvidou da informação. Agora, uma semana depois autoridades sanitárias não só confirmam a notícia, quanto estão preocupadíssimas com o número de pessoas que contraíram a doença nestes estabelecimentos. 

     Reportagem do Jornal Zero Hora desta sexta-feira (01), mostra que o município de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, identificou um grande foco da doença na cidade. Entre os 72 casos confirmados em São Leopoldo, 26 são de pessoas que trabalham em frigoríficos de Garibaldi.

     Entre os doentes, 22 atuam no frigorífico Nicolini, que teve registro de um óbito de trabalhador por coronavírus. O local passou por inspeção de auditores fiscais do trabalho, e ações para a ampliação de medidas preventivas foram definidas para conter as contaminações na planta. Os outros quatro infectados trabalham no frigorífico JBS. O secretário municipal de saúde de São Leopoldo, Ricardo Charão, afirmou que a secretaria de saúde está chamando todos os 114 trabalhadores desses dois frigoríficos para realizar testes de coronavírus. "Quem testa positivo já ganha um atestado de 14 dias", disse o secretário.

     Segundo Charão, assim que ficou caracterizado o foco do contágio, a prefeitura entrou em contato com autoridades sanitárias de Garibaldi e do Estado, além dos ministério públicos Estadual (MP-RS) e do Trabalho (MPT-RS).

Transporte monitorado

Outras cidades também acompanham com atenção os casos da doença vinculados aos frigoríficos de Garibaldi. De acordo com o secretário da Saúde de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, ônibus que levam trabalhadores para a cidade vizinha estão sendo monitorados. "A empresa (Nicolini) é que leva os trabalhadores. Estamos fazendo blitze nesses ônibus na madrugada, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, conferindo temperatura e se alguém já foi atendido pela área da saúde", disse o secretário de Bento para o Jornal Zero Hora.

     De acordo com Siqueira, casos de coronavírus entre trabalhadores do frigorífico Nicolini foram detectados em Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. A reportagem do ZH tentou contato com as empresas, mas não teve retorno.

     Vale ressaltar, que as autoridades de Garibaldi em nenhum momento divulgaram ou confirmaram possível surto nos frigoríficos da cidade, muito menos mencionaram em quais empresas existe grande número de pessoas infectadas. 


Prefeito de São Leopoldo pede providências para a Prefeitura de Garibaldi

     O Prefeito de São Leopoldo,  Ary Vanazzi determinou duas medidas imediatas, um alerta urgente para a Prefeitura de Garibaldi com relação ao surto no empreendimento da cidade pedindo providências e também a formalização ao Ministério

Público do Trabalho para averiguação das condições sanitárias e epidemiológica dos empregados.

“Este caso é gravíssimo, precisamos denunciar isso, aqui estamos testando muito a nossa população, nossa média é de 220 testes por 100 mil habitantes, enquanto o país realiza 50 testes por 100 mil habitantes, isso representa 350% a mais que a média nacional, vamos buscar as medidas urgentes para proteger a nossa população, estamos tratando com toda a seriedade esse tema”, afirmou Prefeito Ary Vanazzi



MAIS NOTÍCIAS