Coronavírus

Testes rápidos vão mostrar realidade da pandemia em Garibaldi

Serviço de saúde municipal adquiriu outros 3.500 testes RT-PCR, do mesmo tipo que é realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado
05/05/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Garibaldi pode estar próximo de descobrir a realidade da pandemia de coronavírus no município. O Serviço de Saúde municipal adquiriu 860 testes rápidos para detecção da doença e outros 3.500 do tipo RT-PCR, o mesmo utilizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-RS). Com os novos testes o número de pessoas contaminadas pode aumentar consideravelmente.

     Segundo Simone Agostini de Moraes, em entrevista ao programa Prato Limpo desta terça-feira (05), os casos confirmados, até o momento, podem praticamente dobrar. “Vejam bem, nós ficamos praticamente de 20 de março à 20 de abril com três casos (confirmados). No dia 21 nós tivemos a confirmação do quarto caso. E agora, em duas semanas, nós estamos com 31. Daqui a uma semana nós podemos chegar a 50 casos”, salientou Simone.

     Os testes do tipo RT-PCR estão sendo coletados no auditório do Pronto Atendimento Médico (PAM) 24h, onde pessoas com sintomas gripais devem procurar atendimento em Garibaldi. Havendo a necessidade, o material coletado será enviado à Universidade Feevale, que deve fornecer o resultado entre 24 e 48 horas. A Feevale é credenciada ao Governo do Estado e os resultados são direcionados ao boletim da Secretaria Estadual da Saúde.

     Os testes rápidos serão destinados a contatos de pessoas que já apresentaram resultado positivo para a doença e familiares de pacientes em isolamento domiciliar.


MAIS NOTÍCIAS