Polícia

Menino morto pela mãe, morou em Bento Gonçalves por cerca de 1 ano

Crime bárbaro ocorrido em Planalto na região Norte chocou o Estado. Menino de 11 anos foi estrangulado pela mãe
26/05/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Polícia Civil

     O corpo do menino Rafael Mateus Winques, de 11 anos, encontrado nessa segunda-feira (25), foi sepultado nesta terça-feira (26), em Planalto, na região Norte do Estado. Um grupo de 30 pessoas, a maioria familiares, estiveram no local para a despedida. Diversas coroas de flores foram colocadas sobre o túmulo. A criança estava desaparecida, após a família comunicar o Conselho Tutelar da cidade, desde 15 de maio.

     No município, o clima entre os moradores é de revolta e tristeza. O laudo de necropsia do Posto Médico-Legal de Carazinho indicou, nesta terça-feira, que a morte da criança ocorreu por esganadura ou asfixia mecânica. O diagnóstico derrubou a versão da mãe da criança, que confessou o crime em depoimento à polícia. Alexandra Dougokenski, havia dito que o filho faleceu por ingestão de um medicamento pois estava inquieto e nervoso. “A motivação do crime ainda é uma incógnita. Tudo é motivo de investigação pois não damos o caso por encerrado”, enfatizou o delegado do caso. “Nenhum depoimento até agora indicou que existia desavença da mãe com o filho”, frisou.

     Em 2017, o menino de 11 anos estudou na escola Ângelo Salton, no distrito de Tuiuti, interior de Bento, onde ele havia se mudado com a mãe. O pai, Rodrigo Winques ainda mora em Bento Gonçalves onde trabalha no cultivo de parreiras.

     Em entrevista, a diretora da escola, Simone Balssanello se diz chocada com o ocorrido: “Ele era um menino muito querido, carinhoso, amável, muito inteligente, não tinha queixa de comportamento”, disse ela. Ali, a criança estudou até metade de 2018m quando a mãe voltou a morar no município de Planalto.

     Já o pai, contou que no último dia 15 recebeu uma chamada do celular do filho, mas era o atual namorado da mãe que falava, perguntando se Rafael estava em Bento com o pai. No dia seguinte, Winques foi para Planalto e começou a procurar por Rafael. As buscas ao menino só se encerram ontem, quando a mãe indicou à polícia onde havia deixado o corpo do filho.

     A mulher foi detida e está com a prisão temporária decretada. “O delegado Ercílio (Carletti, titular da DP de Planalto) pediu para que ela se deslocasse até o local onde tinha desovado e o mais surpreendente ainda é que se tratava de uma residência abandonada bem ao lado. A distância aproximada da porta dos fundos da residência até uma garagem desta casa é em torno de cinco metros de distância”, acrescentou. 

     Não existe muro entre as moradias. O corpo do menino, envolto em um lençol, estava dentro de uma caixa de papelão na nessa garagem, sendo arrastado pela mãe desde a moradia da família. A criança morreu por esganadura ou asfixia mecânica.


MAIS NOTÍCIAS