Geral

Chegada do frio requer atenção quanto ao uso de aquecedores

A busca pelo conforto dentro de casa deve ter alguns cuidados, para que incêndios e outras tragédias não ocorram
03/06/2020
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Com a chegada dos dias mais frios, muitas pessoas começam a buscar alternativas para amenizar as baixas temperaturas. É por essa época do ano que aquecedores são retirados das caixas e fogões a lenha e lareiras voltam a ser utilizados. Contudo, a busca pelo conforto dentro de casa deve ter alguns cuidados, para que incêndios e outras tragédias não ocorram.

     Sempre que formos utilizar aquecedores, devemos nos atentar com alguns procedimentos de segurança, principalmente quando os aquecedores possuírem lâmpadas alógenas ou a gás. Conforme o documento de prevenção de incêndios dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi esses equipamentos podem, muito facilmente, levar a morte de uma pessoa, quando este estiver sendo usado em local pequeno e totalmente fechado, como por exemplo um banheiro, pois há queima de oxigênio no ar.

     Outro ponto crítico dos aquecedores, conforme o manual de prevenção, é quando utilizamos os mesmos próximos a cobertas, sofás, ou até mesmo para secar roupa. É preciso entender que essa é uma fonte de intenso calor, o que pode vir a secar o material a ponto de entrar em combustão e assim iniciar um incêndio. Outro ponto a ser observado é para não sobrecarregar as tomadas ligando vários equipamentos no mesmo ponto, fazendo sempre uma manutenção periódica da rede.

     Quanto as lareiras, e fogões a lenha, devemos nos atentar a chaminé, que essa não esteja obstruída por sujeiras, sendo sempre aconselhável antes de iniciar a utilização no ano, realizar a limpeza do equipamento. Outro quesito muito importante é, jamais deixar crianças manusear esse tipo de equipamento, haja vista do risco de queimaduras.

     Ao termino do uso, sempre fechar todas as portas, ou escotilhas, e certificar que nenhuma brasa saltou de dentro, uma dica interessante é apagar a luz deixando escuro o ambiente e fazer uma boa avaliação. Não deixe o equipamento aceso se não houver ninguém em casa.


MAIS NOTÍCIAS