Geral

Centenas de suínos são descartados de maneira irregular em Casca

Crime ambiental foi registrado na manhã desta terça-feira (21) em uma propriedade rural no interior do município
21/07/2020
Difusora 890 - Fotos: Arpa/divulgação
Anterior Próximo

     A Associação Rio-grandense de Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais (ARPA) registrou um crime ambiental na manhã desta terça-feira (21), em uma propriedade rural localizada no interior da cidade de Casca.

    No local o fiscal Jorge Acco se deparou com a quantidade entre 300 a 500 suínos abatidos e descartados ilegalmente nos fundos da propriedade e próximo há um córrego. O casal proprietário do local foi orientado a realizar o descarte correto bem como o tratamento das carcaças dos animais.

     Também foi constatado que os dejetos dos suínos são descartados de forma incorreta diretamente em um córrego há 15 metros do local. Conforme relatos de moradores da região o crime ambiental vem ocorrendo há pelo menos dois anos causando mau cheiro e atraindo aves que se alimentam das carcaças como corvos e urubus, além de moscas. Foi constatado também que os dejetos e resíduos são lançados em um afluente do Rio Carreiro, que cai há cerca de 30 metros.

     O fiscal da ARPA juntou à ocorrência as licenças de operação do local e comunicou a Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul para que tome as medidas cabíveis em relação a questão sanitária, bem como o técnico ambiental responsável pelo licenciamento do casal para que apresente medidas de recuperação da área.

     Segundo a ARPA além do casal, duas empresas de suinocultura são responsáveis pelos animais.

MAIS NOTÍCIAS