Esportes

Clube Esportivo reinicia Gauchão nesta quarta-feira

Competição contará com protocolo de restrições para garantir a segurança sanitária dos profissionais envolvidos
22/07/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Alessandro Manzoni

     Desde a paralização do Gauchão 2020 em março, foram mais de quatro meses de incertezas quanto ao retorno da competição. Contudo, após a liberação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o torneio retorna com uma intensa agenda de jogos. Para o Esportivo serão três partidas em um intervalo de oito dias, somente pela fase de grupos. 

     Com a retomada dos treinamentos no dia 02 de julho, o Alviazul já previa um calendário que exigisse preparação física e técnica do elenco para o reinício. A partida que marca o retorno será nesta quarta-feira, dia 22, às 15h, diante do Ypiranga, na Arena Alviazul, em Lajeado. Na sequência, será a vez de encontrar o Internacional no estádio Montanha dos Vinhedos, em jogo válido pela penúltima rodada – no sábado (25), às 19h. Para encerrar a fase de grupos, o confronto com o Juventude na quarta-feira (29), às 21h30, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.  Ao todo, são 26 atletas à disposição do técnico Carlos Moraes para a reta final do estadual. 

     Caso fique entre os dois primeiros do Grupo B, o clube avança para a semifinal da competição para seguir na briga pelo título da Taça Francisco Novelletto Neto. Outra luta do Esportivo é para trazer a Bento Gonçalves o título de campeão do Interior depois de 33 anos. Atualmente, a equipe ocupa a terceira colocação do grupo B com seis pontos somados, um a menos que o Caxias, que está na zona de classificação. No geral, o Alviazul é detentor da quarta melhor campanha da competição, com 14 pontos, conquistando vagas à Série D do Campeonato Brasileiro de 2021 e à Copa do Brasil do próximo ano.

Alinhamento das medidas de segurança

     Para o retorno, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) elaborou um criterioso protocolo que restringe o número de profissionais envolvidos nas partidas, exige testes para a Covid-19 e impõe o cumprimento de determinações para garantir a segurança sanitária das equipes. Dentre elas, está a articulação com as autoridades públicas da garantia de segurança nos entornos dos estádios que sediarão as partidas a fim de evitar aglomerações. 

     No Montanha dos Vinhedos, o Clube Esportivo prevê a delimitação da chamada “safe zone” nos arredores do complexo – que indica restrição de torcedores de qualquer uma das torcidas dentro do perímetro estipulado a partir de duas horas antes do início das partidas e uma hora após o término, bem como a presença de seguranças privados, forças públicas e uso de gradis. Em dias de jogos no estádio, haverá barreiras na Rua Julieta Sassi Dreher e na Avenida Alviazul, conforme os protocolos estabelecidos. 

     Essas definições foram alinhadas em encontro do presidente do Clube Esportivo, Laudir Miguel Piccoli, com o comandante da Companhia de Policiamento do 3º BPAT, Capitão Rogério Schuh dos Santos, o tenente-coronel Paulo Cesar de Carvalho, comandante do 3º BPAT, o Secretário de Segurança de Bento Gonçalves, Diego Caetano de Souza, e os representantes da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil e Departamento Municipal de Trânsito de Bento Gonçalves.


MAIS NOTÍCIAS