Tempo

Novo ciclone extratropical se forma sobre o Estado

Sistema pode trazer vento forte, além de influenciar na formação de nova frente fria e chuvosa
02/09/2020
Portal Adesso - Foto. Metsul Meteorologia

     Um ciclone extratropical vai se formar nesta quarta-feira (2) com o aprofundamento de um centro de baixa pressão sobre o Uruguai. O ciclone se originará, segundo a maioria dos modelos analisados, na região da foz do Rio da Prata com valor de pressão atmosférica central ao redor de 1.006 hPa.

     De acordo com a MetSul Meteorologia, ciclones extratropicais são absolutamente rotineiros na climatologia regional e dezenas atuam todos os anos no Atlântico Sul. Este sistema não reunirá as características de um ciclone bomba perto do continente como o registrado entre os dias 30 de junho e 1 de julho porque não se espera uma explosiva intensificação próxima da costa com queda da pressão atmosférica de 24 hPa ou mais em intervalo de 24 horas. A tendência é de rápida intensificação do ciclone à medida que o sistema se desloque para Sudeste, na altura do litoral da Argentina, à medida que se distancia do continente na quinta-feira, quando a sua pressão central deve cair para valores ao redor de 980 hPa. O ciclone será mais intenso, assim, quando já estiver distante do continente no Atlântico Sul.

     O vento diretamente associado ao ciclone será mais sentido no Sul e no Leste uruguaio entre quarta e quinta-feira, em particular nos departamentos de Montevidéu, San José, Canelones, Maldonado e Rocha, onde as rajadas médias devem ficar entre os 70 km/h e 90km/h, mais intensas em pontos isolados, o que pode causar alguns transtornos como queda de luz. No geral, os impactos não devem ser significativos no Uruguai.

MAIS NOTÍCIAS