Coronavírus

UTI do São Pedro está com 80% de sua capacidade ocupada

Dra. Lílian Pasin Jacobi participou do Programa Prato Limpo desta quinta-feira (19) e alertou a comunidade sobre o Covid
19/11/2020
Portal Adesso - Foto: Reprodução ADESSO TV

     A médica responsável pela Unidade de Terapia Intensivo (UTI) do Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi, Lílian Pasin Jacobi, participou nesta quinta-feira (19), do Programa Prato Limpo do canal ADESSO TV. Na oportunidade, Dra. Lílian alertou a comunidade sobre o aumento no número de casos de coronavirus em todo o Estado e também na região. Segundo ela, não estamos sentindo o reflexo da segunda onda, ainda estamos na primeira, e se não nos cuidarmos a situação tende a se agravar.

     “Desde o início da pandemia nossa equipe está trabalhando exaustivamente, diuturnamente no cuidado aos pacientes. A situação havia acalmado e agora voltou a aumentar os casos. Nós também somos humanos e estamos muito cansados. Será que aguentaremos, teremos condições de cuidar outra vez de um número excessivo de casos?”, afirmou a médica. Por isso, a médica alertou as pessoas para não descuidarem das regras de distanciamento e higiene, afim de evitar contrair a doença. 

     Dos dez leitos disponíveis na UTI de Garibaldi, oito estão ocupados por pacientes de outras cidades, principalmente região metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte. Como a UTI do São Pedro está regulada pelo Sistema único de Saúde – SUS, ela recebe pacientes de todo o Rio Grande do Sul.

     Na última atualização do Boletim epidemiológico do município divulgado nesta quarta-feira (18), Garibaldi tem notificado 1422 casos, sendo registradas 13 mortes. Atualmente, 50 pacientes estão em análise e 67 em isolamento domiciliar. 


MAIS NOTÍCIAS