Geral

Garibaldi revive a pista de Esqui

Pequena pista foi instalada em uma ladeira do bairro ferroviário e esquiadores aproveitaram a tarde de sol para voltar ao passado
06/02/2021
Portal Adesso - Fotos: Associação Amigos do Esqui/Portal Adesso
Anterior Próximo

     Representantes e entusiastas da Associação Amigos do Esqui, se reuniram na tarde deste sábado (06) para praticar o esporte que David Santini trouxe a Garibaldi nos anos 70. O sonho de criar uma pista itinerante começa a se tornar realidade e o sábado de sol ajudou os esquiadores formados pela academia brasileira de esqui a testarem o novo equipamento. Construída com polietileno, mesmo material que era utilizado na Estação de Esqui Presidente Médici, a pista total tem 100 metros, mas hoje, no teste, foram instaladas apenas 50 metros.

     Ao PORTAL ADESSO, o presidente da Associação Amigos do Esqui de Garibaldi, Jorge Costa de Freitas, o Joca, disse que a demonstração reuniu 6 esquiadores e contou com a presença do prefeito Alex Carniel e do secretário de esportes, Francisco Giordani. “Queremos inaugurar a pista e mostrar para a comunidade, porém, ainda não temos data, temos que esperar o fim da pandemia”, afirmou Joca. Ele também disse que os recursos para a fabricação da pista veio através da associação que fez eventos em 2018 e 2019, e ainda de contribuições espontâneas. Ao todo, a pista custou até agora cerca de R$ 30 mil. 

     A montagem da pista artificial ocorreu na rua Assis Brasil, a rua do salão comunitário do bairro ferroviário, ou seja, ao lado de onde funcionava a primeira pista artificial do Brasil construída por Santini.

A Estação de Esqui de Garibaldi

     A primeira pista artificial de esqui da América Latina foi criada pelo garibaldense David Santini nos anos 70. Durante três décadas, Garibaldi foi conhecida pelo seu champanha e também por este esporte. O fechamento da estação ocorreu em 2001 e hoje o local virou um loteamento residencial. 

MAIS NOTÍCIAS