Eventos/Cultura

Fenavinho lança documentário sobre produção do ‘Vinho da Corte’

Conteúdo narra bastidores da elaboração da bebida que carrega a personalidade das soberanas da 17ª edição
24/02/2021
Portal Adesso - Foto: Gilmar Gomes/Divulgação Fenavinho/Portal Adesso

     O processo que leva à elaboração de vinhos de qualidade superior passa por uma série de etapas – por vezes, desconhecidas do público. Para desvendar o complexo sistema que envolve os bastidores de uma produção vitivinícola, a Festa Nacional do Vinho registrou a elaboração do ‘Vinho da Corte’ em imagens e transformou o conteúdo em um documentário. 

O material narra todas as fases do processo – da colheita das uvas nas videiras até o momento do amadurecimento nas barricas de carvalho para ser engarrafado. Desde o início do ano passado as soberanas vêm acompanhando o passo a passo – colheita, desengace, definição do corte, tempo nas barricas e envase. O objetivo do projeto é justamente valorizar toda a cadeia produtiva da uva e enaltecer os vinhos de Bento Gonçalves. 

"A Fenavinho tem o compromisso de valorizar e fortalecer a nossa vitivinicultura. Com o projeto do Vinho da Corte, além de propormos um lote especial de garrafas que carrega a personalidade das soberanas da festa, podemos entregar à comunidade um registro que fica como legado. A ideia é aproximar enófilos, produtores, comunidade e pessoas com potencial interesse pelo mundo do vinho, em um produto audiovisual que registra o processo vinícola junto com a cultura que envolve esse mundo", pontua o coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior.

A linha narrativa também enaltece os personagens envolvidos: os produtores e as próprias soberanas eleitas em 2018 – a Imperatriz, Bárbara Bortolini, e as Damas de Honra, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso. Os créditos de edição são da agência Gecê Comunicação, com imagens de Daniel Flores e colaboração de Alvo Global e Exata Comunicação na produção e roteiro. O material está disponível para acesso nas redes sociais da Fenavinho (facebook.com/fenavinho e instagram.com/fenavinho) e no canal de Youtube da festa (bit.ly/3jh2hoE).

     O ‘Vinho da Corte’ terá 80% da base de Merlot, ficando a critério das soberanas mensurar a combinação com outras variedades. O lote limitado a 300 garrafas será leiloado em 2021. 

     A 17ª edição da Fenavinho está prevista para ocorrer entre os dias 03 e 13 de junho de 2021, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Lá, o público poderá conferir as atrações da Vila Típica (que ocorre de forma conjunta com a 30ª ExpoBento). Ao longo dos 11 dias de festa, haverá programação de shows, ofertas de compras e experiências enogastronômicas – um verdadeiro espaço de encontro e convívio comunitário para enaltecer os costumes e as tradições dos imigrantes italianos.  A proposta do espaço é reproduzir os cenários do início do século 20, concentrando as mais respeitadas vinícolas brasileiras e reunindo a farta e saborosa gastronomia típica. Mais informações em www.fenavinho.com.br



MAIS NOTÍCIAS