Coronavírus

Vacinas da Pfizer serão distribuídas nesta segunda para mais de 400 municípios

Imunizantes devem ser utilizados para 1ª dose de pessoas entre 18 e 59 anos, pessoas com comorbidades entre 38 e 39 anos e gestantes com comorbidades
24/05/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Cristine Rochol/PMPA

     A Secretaria Estadual da Saúde (SES) começa a expandir para o interior, nesta segunda-feira (24), a imunização contra o coronavírus com a vacina Comirnaty/Pfizer-Biontech. Nesta primeira remessa, a SES irá distribuir 80.844 doses (do total de 108.264 em estoque) para 407 municípios. Além das vacinas, os municípios recebem seringas e diluentes (soro fisiológico).

     As doses da Pfizer serão entregues vias terrestre e aérea. Na manhã desta segunda, representantes de seis coordenadorias regionais de saúde (CRS) podem retirar os quantitativos de seus municípios na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital. Ainda durante a manhã, às 11h, dois voos partem para o interior para acelerar as entregas para 12 regionais. Os quantitativos dos municípios que optaram por não receber as vacinas da Pfizer nesta segunda ficarão reservados na Ceadi para entrega posterior. 

     As vacinas devem ser utilizadas para primeira dose de pessoas com deficiência permanente que tenham entre 18 e 59 anos cadastradas no Benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC) do Governo Federal (estimadas em 42.570 pessoas), pessoas com comorbidades na faixa etária de 38 e 39 anos (58.994 pessoas, sendo que acima dessa idade já tiveram doses disponibilizadas pelo Estado) e gestantes com comorbidades e/ou gestantes sem comorbidades que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios.


MAIS NOTÍCIAS