Saúde

Hospital São Pedro realiza campanha para doação de sangue

Coleta acontecerá neste sábado, no Hemovita, em Caxias do Sul. Transporte será gratuito
07/07/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Para minimizar os impactos da expressiva diminuição da taxa de doadores voluntários de sangue, o Hospital Beneficente São Pedro (HBSP), de Garibaldi, mobiliza a comunidade a inclinar o olhar para as doações. Neste sábado (10), a instituição disponibilizará de transporte gratuito, com saída às 07h30min, defronte ao hospital, sentido ao Hemovita, em Caxias do Sul. 

     Um dos organizadores da ação, o gerente executivo do HBSP, Rangel Caríssimi, enfatiza que a vida de quem passou por intervenções médicas de grande porte tem sido ameaçada por conta dos estoques nos hemocentros carecerem de doações. “No HBSP, estamos operando no limite das reservas. Por isso, é de suma relevância que a comunidade atenda a este chamado. Uma única coleta poderá salvar até quatro vidas. É rápido, indolor e você sai satisfeito, um gesto solidário que proporciona a nobre sensação de ter ajudado quem precisa”.

     O diretor do hospital, Jaime Kurmann, reforça que o Hemovita tem intensificado as medidas de higiene necessárias para contenção da disseminação do coronavirus, e está preparado para receber os candidatos com segurança.  “Não há o que intimidar-se, uma vez que protocolos rígidos estão sendo obedecidos para evitar a propagação do vírus, sem risco para os doadores”, reforça. “A coleta é finalizada entre 8 e 12 minutos”.

     Os gestores desafiam as empresas locais a incentivarem seus colaboradores a doar, da mesma forma que familiares de pessoas hospitalizadas ou aqueles que venceram a Covid-19 também possam estimular a prática da doação. “Doar sangue é um ato de solidariedade com o próximo”. 

     Pessoas entre 16 e 69 anos estão convidadas a participar e a confirmação deverá ser feita pelo WhatsApp (54) 98406 1084 ou pelo e-mail: [email protected]

Quem pode e não pode doar

     Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentado (a), em boas condições de saúde e pesar mais de 50kg. Pode ser realizada voluntariamente de quatro em quatro meses, sem qualquer risco para a saúde. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 72 horas após a doação.

     Algumas recomendações são importantes para o sucesso da doação e o aproveitamento do sangue, entre elas não ingerir alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação e respeitar o prazo de 12 horas, tratando-se de bebidas alcoólicas. 

     Estão impedidos de doar pessoas com diarreia recente, tosse, febre, gripe, resfriado, coriza ou com processo alérgico, que colocaram piercing há menos de 12 meses e que tenham tido contato com a hepatite B após os 11 anos de idade. Grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.


MAIS NOTÍCIAS