Coronavírus

Jovem é o primeiro paciente infectado com a Delta em Carlos Barbosa

Casos confirmados para a variante estão crescendo nas últimas semanas na serra
20/08/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     Um jovem, de 21 anos, morador de Carlos Barbosa, testou positivo para a variante Delta da Covid-19, sendo o primeiro caso dessa linhagem a ser registrado no município. A confirmação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde, no final da tarde de quinta-feira (19). Conforme a pasta, ele havia positivado para a Covid-19 em julho e, após análises do Laboratório Central de Vigilância em Saúde (Lacen), foi confirmada também a presença da variante Delta, nesta semana. 

     A variante começa a se espelhar pela Serra Gaúcha e isso está preocupando as autoridades. Diante do fato, Lenice Sberse Nery, comandante da pasta em Carlos Barbosa, comentou que a vacinação de toda a população é muito importante, pois irá proteger também contra essa variante. “Assim como fizemos com o vírus (Covid), temos que tentar concluir a vacinação o mais rápido possível. Hoje (20), já vacinamos 1.657 jovens, entre 18 e 23 anos. Então nós já nos antecipamos com essa vacinação para conseguir ativar o sistema imunológico das pessoas e proteger também contra a variante”, destacou a secretária.

     Lenice salientou também que a população deve continuar mantendo todos os cuidados possíveis, mesmo já tendo recebido as duas doses da vacina. “A população tem que saber que essa variante é muito mais contagiosa do que o vírus, ela se espalha em ambientes abertos e fechados. Por isso o uso da máscara continua sendo fundamental, assim como as medidas de distanciamento e utilização do álcool em gel”, falou a secretária.

     Recentemente, em Garibaldi, seis casos de pacientes infectados com a Delta foram confirmados pela Secretaria de Saúde.

     Até o momento, 66 casos da variante Delta já foram registrados em 22 municípios do Estado e outros 95 aguardam confirmação. 


MAIS NOTÍCIAS