Eventos/Cultura

Bicentenário de Anita Garibaldi ganha celebração

Cavalgada feminina, exposição, lançamento de clipe a apresentações estão na agenda, que ocorre nesta segunda-feira (30)
30/08/2021
Portal Adesso

     Hoje, às 15h, no Palácio Piratini, o Governo do Estado irá celebrar o aniversário de 200 anos de uma das figuras históricas mais emblemáticas do RS: Anita Garibaldi. A comemoração contará com apresentações e lançamentos de projetos que homenageiam a heroína da Revolução Farroupilha. Entre os presentes estão autoridades, a historiadora e presidente da Comissão do Bicentenário de Anita Garibaldi, Elma Sant'Ana; a patrona dos Festejos Farroupilhas 2021, Liliana Cardoso e o adido cultural do Estado, Cesar Oliveira. A família de Anita será representada por seu bisneto, Giuseppe Garibaldi, com uma mensagem em vídeo.

     Às 14h20min, a Cavalgada Feminina "Triunfo à Anita Garibaldi” sairá do Gasômetro em direção ao Palácio, onde às 15h será lançada a exposição "Anita Garibaldi entre Tempos e Acervos", pela historiadora Luciana de Oliveira. O evento será palco do lançamento da edição impressa do “Caderno de Anita”, obra de Elma Sant’Ana, que percorre toda a trajetória da heroína. Será apresentado o clipe oficial dos Festejos Farroupilhas 2021, com a participação da Ospa e coro das cantoras Marlene Pastro, Maria Luiza Benites, Loma, Shana Muller e Luiza Barbosa. Marlene e Luiza também farão a apresentação artística de encerramento.

Sobre Anita Garibaldi

     Anita nasceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, nos arredores de Laguna (Santa Catarina), em 30 de agosto de 1821. Conheceu Giuseppe Garibaldi em 1839, mesmo ano em que o guerreiro chega em terras lagunenses. É ele quem lhe confere o apelido que a seguirá por toda a vida e além. Juntos, estabeleceram uma vida de parceria no amor, na família e na guerra – na Revolução Farroupilha e em tantas outras. Grávida do seu quinto filho, adoece e acaba falecendo, na Itália, em agosto de 1849. Sepultada sete vezes, seus restos mortais estão, atualmente, em um monumento da Colina do Gianícolo, em Roma, e o país a considera como Mãe da Pátria Italiana. No Brasil, Anita está inscrita no Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

     Por meio do Decreto nº 55.756, de 9 de fevereiro de 2021, o governador do Eduardo Leite, instituiu no Rio Grande do Sul o Ano do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. As atividades em comemoração se estenderão até o fim do ano. Para dar conta da programação foi instituída uma comissão, composta pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), pela Secretaria de Turismo (Setur), pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), pelo Consulado Italiano em Porto Alegre, pela Fundação Catarinense de Cultura, pelo Instituto Anita Garibaldi e pelo IHGRS.



MAIS NOTÍCIAS