Geral


Garibaldi adere ao Projeto Resíduos Serra

Termo de Cooperação foi assinado nesta manhã de sexta-feira na Universidade de Caxias do Sul
17/09/2021 Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Nesta manhã de sexta-feira, (17), na sede da Universidade de Caxias do Sul, o Município de Garibaldi juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), o COREDE SERRA e a Universidade de Caxias do Sul assinaram Termo de Cooperação do Projeto Resíduos Serra.

     O Projeto contempla 34 municípios das regiões da Serra Gaúcha, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, sendo que consiste na aplicação de duas técnicas de processamento dos resíduos sólidos urbanos. Um processo bioquímico (de gestão anaeróbia) e um processo termoquímico (pirólise), que serão aplicados separadamente ao lixiviado (chorume) e o restante do material formado na prensagem do Resíduo Sólido Urbano. O estudo que está sendo desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul, com o apoio dos municípios tem por objetivo gerar energia a partir do processo de biodigestão e comercialização do char (produto gerado na pirólise do resíduo).

     O Projeto visa solucionar o problema que os Municípios têm com a destinação dos resíduos sólidos para aterro sanitário, os quais já encontram-se sobrecarregados.



MAIS NOTÍCIAS