Política

Decisão do processo sobre cassação da chapa Alex/Sergio Chesini ocorre hoje

Sessão no Tribunal Regional Eleitoral inicia as 14h
16/11/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Bruno Milan

     Após o pedido de vistas do desembargador Luiz Alberto D’Azevedo Aurvalle na sessão do dia 09, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) voltam a se reunir para decidir o processo de cassação da chapa do prefeito de Garibaldi, Alex Carniel e, o vice, Sergio Chesini. A sessão será nesta terça-feira (16), a partir das 14h. Restam ainda seis votos para a conclusão do julgamento.

     Até o momento, o recurso apresentado pela oposição, formada pela coligação Garibaldi no Caminho Certo (PDT, PTB, MDB, PL, DEM, PSD e PC do B) no qual faziam parte os candidatos a prefeito Antônio Facchinelli e a vice, Eldo Milani, ambos do MDB, foi julgado como improcedente pelo relator/desembargador Silvio Ronaldo Santos de Morais.

     Se os desembargadores votarem a favor da cassação, a defesa da chapa do atual prefeito e vice de Garibaldi poderá buscar recurso no próprio TRE e, posteriormente, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Será realizada também uma nova eleição para definir o novo prefeito e vice do município. Além disso, Alex e Sergio podem ficar inelegíveis por oito anos. Porém, ambos devem continuar no cargo se obtiverem efeito suspensivo cautelar no TSE e só devem ser afastados em caso de condenação definitiva na corte.

     Se a maioria for contrária a cassação, o processo será arquivado e o prefeito e vice seguirão ocupando seus cargos frente a administração municipal. A defesa da oposição também poderá buscar recurso no TSE para tentar reverter a decisão. 


MAIS NOTÍCIAS