Geral

“Foi uma fatalidade”, diz organizador da prova de Motocross em Arroio do Sal

PORTAL ADESSO entrevistou o responsável da prova que vitimou o piloto Fernando Zílio, de 26 anos
28/01/2019
Portal Adesso - Fotos: Arquivo Pessoal Zanela

     Nesta segunda-feira (28), a equipe do PORTAL ADESSO conversou com o organizador da Copa Verão de Motocross, competição realizada anualmente no litoral Norte nas cidades de Arroio do Sal, Torres e Capão da Canoa.

     Conforme Roberto Limberger, conhecido como “Zanela”, que promove competições de motociclismo a mais de 25 anos, o acidente em que se envolveu Fernando Zílio na primeira etapa da competição foi uma grande fatalidade.

     “Estamos todos muito tristes e lamentamos o ocorrido. Motocross é um esporte considerado radical e infelizmente este acidente foi uma fatalidade”, afirmou Zanela. Ele também disse estar muito chateado, pois corre vários boatos pela internet afirmando que no local não havia ambulância. “Esta não é uma prova clandestina, seguimos uma série de requisitos da Federação Gaúcha de Motociclismo - FGM, sendo uma competição credenciada pela FGM, e jamais faríamos qualquer prova sem ambulância. No local haviam duas ambulâncias e também foi solicitada a ambulância do SAMU para prestar o melhor atendimento possível”, ressaltou.

     “A organização do evento prestou todo apoio, inclusive estávamos ao lado dos familiares do piloto no momento da queda, e no mesmo instante, paralisamos a corrida. Logo depois cancelamos a prova. ”Me emociono ao lembrar do Fernando, durante a semana ele tinha me ligado e perguntado sobre a pista, no fim da ligação eu disse para ele trazer um pedaço de polenta e ele brincou dizendo que traria um saco de farinha”, lembrou Zanela deixando uma pausa no telefone.

     Ele também contou que a queda de Fernando Zílio ocorreu na metade da prova da categoria 230 cilindradas quando Zílio caiu em uma curva. Logo depois, ele se levantou e seguiu mais alguns metros até o salto, após saltar em uma uma pequena altura que não passa de um metro, o piloto caiu de bico, ou seja, com a roda da frente e um piloto que vinha atrás também colidiu com a moto de Zílio. Ele estava consciente e reclamou estar ficando sem ar. Foi atendido pelas equipes e ali na pista mesmo, veio a falecer.

     Finalizando a entrevista, o responsável pela corrida ainda disse que a próxima etapa que aconteceria em Torres será cancelada em luto pelo piloto. 

     Veja as imagens do momento da queda:


MAIS NOTÍCIAS