Política

Definição da cassação ou não da chapa Alex/Sérgio Chesini ocorre nesta terça

Voto decisivo ficará a cargo do presidente do TRE
23/11/2021
Portal Adesso

     O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Armínio José Abreu Lima da Rosa, decidirá na sessão desta terça-feira (23), se a chapa do prefeito municipal de Garibaldi, Alex Carniel e do vice, Sérgio Chesini, será cassada ou não. O julgamento ocorre a partir das 14h. Até o momento, a votação está empatada em 3 a 3.

     Devido ao empate na votação dos desembargadores, o voto de minerva ficará a cargo de da Rosa. Na última sessão, realizada no dia 16, o presidente do TRE pediu vistas do processo impetrado pela coligação de oposição “Garibaldi no Caminho Certo” (PDT, PTB, MDB, PL, DEM, PSD e PCdoB), dos candidatos Antônio Fachinelli e Eldo Milani. 

     Se da Rosa votar a favor da cassação, a defesa da chapa do atual prefeito e vice de Garibaldi poderá buscar recurso no próprio TRE e, posteriormente, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Será realizada também uma nova eleição para definir o novo prefeito e vice do município. Além disso, Alex poderá ficar inelegível por oito anos. Porém, tanto prefeito quanto vice deverão continuar no cargo se obtiverem efeito suspensivo cautelar no TSE e só devem ser afastados em caso de condenação definitiva na corte. 

     Se forem afastados, quem assume o Executivo Municipal até que uma nova eleição seja realizada é a presidente da Câmara de Vereadores, Márcia Pedersetti.


MAIS NOTÍCIAS