Geral

Previsão é que tecnologia 5G esteja disponível a partir de 2022 em Bento

Diretor do CTEC comentou sobre a implementação da rede em participação no Prato Limpo
08/12/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     Bento Gonçalves será um dos primeiros municípios do Estado e do País a ter a nova tecnologia 5G. O projeto que regulamenta os procedimentos de licenciamento e instalação das antenas já foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal de Vereadores e uma nova votação será realizada em dezembro. A evolução trará mais velocidade de conexão em rede banda larga para aparelhos, o que significa que mais pessoas poderão estar conectadas sem perda da qualidade do sinal.

     Em participação no programa Prato Limpo desta terça-feira (07), o Secretário de Administração e Diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC), Matheus Barbosa, afirmou que a expectativa é que a tecnologia seja implementada no município entre janeiro e fevereiro de 2022. “O previsto para implantação desta tecnologia no país era para 2027, mas Bento não pode esperar todo esse período. Por isso já estamos nos movimentando e a expectativa é que o projeto seja aprovado em dezembro, para que em janeiro ou fevereiro a gente consiga se reunir com as operadoras e demonstrar que estamos prontos. Essa é a nossa vantagem em relação aos outros municípios”, destacou.

     Barbosa salientou que o 5G trará grandes benefícios para toda a população de Bento. “É uma tecnologia que vai maximizar a conectividade e o número de conexões simultâneas, trazendo muitos benefícios para a população, no quesito internet. A tecnologia possibilitará a comunicação entre diversos objetos eletrônicos, beneficiando serviços municipais, como Mobilidade Urbana, Saúde, Educação, entre outras áreas”, comentou. 

     Os contratos que formalizam a concessão de uso das radiofrequências em todo o país foram assinados pelo Governo Federal, juntamente com as operadoras vencedoras do leilão do 5G, nesta terça.

     Para acompanhar a entrevista completa com o Secretário de Administração e Diretor do CTEC de Bento, Matheus Barbosa, no programa Prato Limpo, acesse o link a seguir: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/427764405559833 


MAIS NOTÍCIAS