Polícia

Alimentos impróprios para consumo são apreendidos em Carlos Barbosa

Ação ocorreu durante Operação “Sanitas”, desencadeada pela polícia nesta quinta (16)
16/12/2021
Portal Adesso - Fotos: Divulgação/Polícia Civil
Anterior Próximo

     A Polícia Civil (PC) de Carlos Barbosa, sob o comando do Delegado Marcelo Ferrugem, apreendeu, na tarde desta quinta-feira (16), aproximadamente 32Kg de alimentos impróprios para consumo e 16L de bebida alcoólica em estabelecimentos comerciais do município. O fato ocorreu durante a operação denominada “Sanitas”.

     Durante a operação foram efetuadas visitas a quatro comércios, sendo um restaurante e um açougue localizados na área central; um minimercado no bairro Triângulo e um supermercado no bairro Vila Nova. Nestes locais, os agentes encontraram carnes, queijos, processados e cachaça com prazos de validade vencidos, sem o rótulo de origem e inspeção sanitária ou licença para comercialização, armazenamento inadequado e sem condições de identificação de sua procedência.

     Os responsáveis pelos locais receberam orientações a respeito das normativas e legislação vigente sobre o assunto, sendo solicitadas algumas providências para adequação no desempenho de suas atividades. Não houve nenhuma prisão. 

Operação Sanitas

     A operação denominada “Sanitas”, desencadeada nesta quinta, tem o objetivo de fiscalizar e orientar estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios “in natura” e industrializados acerca do armazenamento, manipulação e condições de comercialização dos produtos. A operação foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Defesa Agropecuária (Inspetoria Veterinária) e com as Secretarias Municipais da Saúde e da Agricultura (SIM – Serviço de Inspeção Municipal).

     A operação deverá ter novas edições e fiscalizações mais frequentes, haja vista que, além de buscar a segurança e qualidade na comercialização de gêneros alimentícios pela comunidade barbosense, evitando a prática de condutas contra a saúde pública e o consumidor, busca também o estreitamento das relações de apoio e qualificação do trabalho realizado pelos diversos órgãos envolvidos no processo de fiscalização sanitária.


MAIS NOTÍCIAS