Geral

Barragem de Garibaldi está dois metros abaixo do nível normal

Situação é considerada estável até o momento
04/01/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Corsan

     A estiagem que atinge a Região da Serra está causando problemas em vários municípios. Além das plantações do interior sofrerem com a seca, a falta da chuva causou a diminuição no nível de água da Barragem de Garibaldi. Atualmente, conforme informações da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que administra a bacia de captação, a água está a mais dois metros abaixo do nível. Em condições normais, a Barragem comporta até seis metros de água. 

     Mesmo assim, conforme o gerente da companhia, Adriano Nunes, o volume de água ainda é considerado estável, o que não causará falta de abastecimento no município. Entretanto, Nunes orientou a população a utilizar a água apenas para serviços essenciais. “O nível baixou bastante, mas temos que cuidar e utilizar a água apenas para consumo. Não vamos ficar exagerando e utilizando a água para lavar carros e calçadas. Temos que nos conscientizar”, alertou o gerente da Corsan.

     A própria estatal emitiu uma nota em seu perfil oficial nas Redes Sociais orientando a população para o consumo consciente neste período.

    “A estiagem é um assunto que precisa estar na consciência de todos. Atualmente, o nível de 10 bacias hidrográficas está em alerta no estado do Rio Grande do Sul. Isso quer dizer que o abastecimento de água pode ficar comprometido e gerar transtornos para a população. Por isso, precisamos da sua ajuda e da sua conscientização. Neste momento, pedimos que não lave o carro, nem a calçada, não tome banhos demorados, nem deixe a torneira aberta se não estiver usando.

     De forma geral, não desperdice água, use somente o necessário. Cada gota importa. Vamos juntos cuidar desse recurso natural essencial para todos”. 


MAIS NOTÍCIAS