Geral

Prefeitura de Carlos Barbosa alerta para o uso racional da água

Segundo a Corsan, pontos de captação de água estão muito baixos em diversos municípios
13/01/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A Administração Municipal de Carlos Barbosa alerta a comunidade sobre os cuidados com relação à economia de água neste período de seca. Segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), devido à severa e prolongada estiagem que está atingindo o Rio Grande do Sul, os pontos de captação de água estão muito baixos em diversos municípios gaúchos. A Companhia vem trabalhando 24 horas por dia e tomando todas as providências necessárias para garantir o abastecimento e evitar o racionamento.

     No Estado, mais de 200 cidades decretaram situação de emergência desde o ano passado, em razão da estiagem, representando 40% do total das prefeituras. Com a situação de emergência decretada, estes municípios ganham o direito a benefícios para ações de combate à estiagem.

     A grande maioria destes municípios possuem bacias de captação de água, diferentemente de Carlos Barbosa, que possui poços artesianos, porém, da mesma maneira a economia de água se torna indispensável. 

     Além disto, com a retomada gradual dos veranistas ao litoral neste período, também é importante alertar para o consumo responsável de água, conservação do meio ambiente e consciência com a saúde, evitando o desperdício de água, recolhendo o lixo produzido na praia e mantendo a higienização constante.

     Neste contexto, a cooperação da população é imprescindível. Dentre algumas das recomendações que devem ser tomadas para evitar o desperdício e um possível racionamento de água, estão:

     - Não deixar a torneira aberta enquanto não estiver usando;

     - Certificar-se de que as torneiras estão bem fechadas;

     - Não tomar banhos demorados;

     - Evitar lavar carros e calçadas com a mangueira;

     - Manter limpos os reservatórios de água domiciliares;

     - Reutilizar a água sempre que possível.


MAIS NOTÍCIAS