Geral

Levantamento aponta crescimento de 60% na abertura de empresas em Garibaldi

Atualmente, o município conta com mais de 1,2 mil empresas registradas
17/01/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     Garibaldi registrou a abertura de 244 novas empresas entre janeiro e dezembro de 2021, representando um aumento de 60%, comparado ao mesmo período de 2020. Naquele ano, o município havia registrado 150 novas empresas. Esse levantamento foi realizado nas áreas de LTDA e ME. 

     O secretário de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Deconti, salienta que esses dados, mostram a retomada da economia. “O nosso município tem muito potencial e atrativos para novos investimentos. Estamos buscando estimular os empreendedores facilitando o acesso através da Lei de Incentivo, por exemplo”, destaca.

     A prefeitura está atuando principalmente para desburocratizar o sistema, proporcionando mais agilidade ao empreendedor. O que comprova isso é o tempo para abertura de empresas, que diminuiu de 7h50min para 4h15min entre o atendimento inicial até o momento em que o registro é confirmado.

     O tempo para abrir empresas poderá ficar ainda menor, já que, de acordo com Deconti, o município firmou uma parceria com a Junta Comercial, órgão ligado ao governo estadual. O objetivo do convênio é fazer com que Garibaldi seja o primeiro município do interior a instalar a viabilidade automática. "A nossa estimativa é que uma abertura de empresa possa ser realizada entre duas a três horas. Hoje um funcionário recebe a documentação, checa se está tudo certo e envia para as secretarias a fim de liberar a viabilidade", realça Deconti. 

     Atualmente, Garibaldi conta com mais de 1,2 mil empresas registradas.


MAIS NOTÍCIAS