Geral

Publicado decreto que oficializa situação de emergência em Bento

Perdas no setor primário chegam a R$ 37 milhões
20/01/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (19) o Decreto nº 56.325 oficializando a Situação de emergência, em Bento Gonçalves, devido a estiagem na área rural do município. A falta de chuva regular, aliada com as altas temperaturas das últimas semanas, causam grande prejuízo para a agricultura. 

     Segundo laudo da Emater, referendado pelos setores, estima-se um prejuízo no setor primário de R$ 37 milhões, com uma perda de 20 a 25% da produção. Sendo afetados o cultivo da uva, outras produções (pêssego, laranja, bergamota, ameixa e outros), olerícolas e o milho. 

     O próximo passo é o reconhecimento federal. “Nós seguimos acompanhando e auxiliando as comunidades do interior com o necessário, é um período difícil para as famílias com a falta de chuva e altas temperaturas. Com a homologação e agora o encaminhamento para o reconhecimento federal poderemos buscar auxílio”, destaca o prefeito em exercício, Amarildo Lucatelli.

     Com a situação de emergência decretada a nível estadual, os municípios ganham direito a benefícios para ações de combate à estiagem. Dentre elas, anistia dos produtores no programa Troca-Troca Sementes, aberturas de poços, entre outros.


MAIS NOTÍCIAS