Coronavírus

Secretária da Saúde alerta para aumento de casos da Covid-19 em Garibaldi

Em janeiro, 137 a 140 pessoas passam por dia no ambulatório
21/01/2022
Portal Adesso - Foto: Ruan Alves/Portal Adesso

     A secretária da saúde, Clarice Lagunaz, alertou a população para o aumento de casos da Covid-19 em Garibaldi. O município precisou reforçar a equipe no ambulatório para conseguir atender a todos. 

     De acordo com Clarice, além da comunidade local, muitas pessoas que moram em outras cidades têm procurado atendimento em Garibaldi. "Nossos números são de 137 a 140 pessoas que passam por dia no ambulatório Covid-19. Temos uma alta também de pessoas positivadas. Graças a Deus são pessoas com sintomas mais leves", ponderou. 

     A secretária realçou que a vacinação tem auxiliado, uma vez que esse é um fator preponderante para os infectados sentirem sintomas leves, zerando internações pela doença no hospital. Segundo Clarice, dezembro Garibaldi tinha uma média de 15 a 18 atendimentos diários. "Dobraram, triplicaram, o aumento foi muito rápido e intenso", avaliou. 

Orientações: 

Indivíduos vacinados (esquema completo): que NÃO apresentam febre ou sensação de febre ou que sejam assintomáticos: 

ISOLAMENTO de no mínimo 5 dias a partir do início dos sintomas ou a partir do diagnóstico laboratorial. Reforçar o uso de máscara por pelo menos 10 dias. 

CONTACTANTE ASSINTOMÁTICO E VACINADO (esquema completo) manter as suas atividades, reforçando o uso de máscara e distanciamento físico de 1,5 metro. 

CONTACTANTE ASSINTOMÁTICO E NÃO VACINADO OU INCOMPLETO: Testar por teste rápido de antígeno ou RT-PCR, entre o 5º e 10º dia do resultado do teste positivo do caso fonte. 

Indivíduos vacinados (esquema completo): com febre aferida ou sensação de febre ou cansaço. 

ISOLAMENTO de no mínimo 7 dias do início dos sintomas e reforço do uso de máscara em especial por 10 dias. 

CONTACTANTE ASSINTOMÁTICO e VACINADO (esquema completo) manter suas atividades reforçando o uso de máscara e distanciamento físico de pelo menos 1,5 metro. 

CONTACTANTE ASSINTOMÁTICO NÃO VACINADO ou IMCOMPLETO: testar por teste rápido de antígeno ou RT-PCR entre 5º e 10º dia do resultado do teste positivo do caso fonte fonte. 

Indivíduos não vacinados ou com esquema incompleto, independente dos sintomas: 

ISOLAMENTO de 10 dias a partir do início dos sintomas ou no caso de assintomáticos a partir do diagnóstico laboratorial. 

MAIS NOTÍCIAS