Economia

Polo moveleiro de Bento registra maior índice de exportações desde 2009

Desempenho reafirma a boa aceitação internacional dos móveis produzidos na região
21/01/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Em 2021, os móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves (incluindo os municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza) movimentaram US$ 75,1 milhões. Esse volume é 57,9% superior a 2020 e o mais expressivo desde 2009. A crescente registrada no ano passado acompanha o desempenho do setor a nível nacional e estadual, nos quais o aumento em relação ao ano anterior foi de 51% e 63,9%, respectivamente. 

     Conforme o diretor Internacional do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento (Sindmóveis), Cleberton Ferri, a boa notícia confirma que os móveis produzidos na região conquistaram o gosto dos consumidores em outros países. “De olho nas vantagens da internacionalização empresarial, o Sindmóveis reforça entre seus associados a importância de quesitos como inovação, qualidade e design para um bom posicionamento externo. Além disso, também há interesse e dedicação das empresas, com aposta contínua em fortalecer seu posicionamento fora do Brasil. O desempenho de 2021 mostra que estamos seguindo a via certa”, comentou. 

     Os 10 principais destinos dos móveis produzidos no polo moveleiro do município em 2021 foram Estados Unidos, Chile, Uruguai, Peru, Reino Unido, Colômbia, México, Panamá, Porto Rico e Arábia Saudita. Juntos, representaram cerca de 81,4% do total exportado. O crescimento das exportações para o Chile foi o mais expressivo, ficando acima de 185%.

Previsão para 2022

     Ferri destacou que as vendas internacionais têm potencial para se manterem interessantes em 2022, especialmente por conta das feiras Fimma e Movelsul, que ocorrerão em conjunto de 14 a 17 de março, no Parque de Eventos. “Com visitantes e compradores de outros países, o evento vai reunir excelentes oportunidades para empresas que desejam iniciar ou reforçar parcerias no mercado externo”, explicou.


MAIS NOTÍCIAS