Educação

Garibaldi e Carlos Barbosa se preparam para retorno presencial das aulas em fevereiro

Municípios precisam lidar com defasagem educacional ocasionada pela pandemia
24/01/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Arquivo

     Os municípios de Garibaldi e Carlos Barbosa já estão se preparando para o retorno totalmente presencial das aulas em fevereiro. Segundo a Secretária da Educação de Garibaldi, Beatriz Sopelsa, o retorno para as creches ocorre dia 07 e o ensino fundamental dia 17. 

     "Nós ficamos muito triste com as notícias e a gente pede que não seja mais uma vez a escola penalizada pelo aumento de casos de Covid-19. As crianças precisam da escola. Em 2021 já foi mostrado que as nossas crianças precisam estar na escola. Digo com convicção que a escola é o lugar mais seguro", pontua Beatriz. 

     A preocupação da secretária é com o relaxamento das medidas de proteção contra o coronavírus. Caso haja algum decreto estadual para alteração de aulas presencias no estado, Secretaria já está preparando alternativas. 

     Beatriz conta que a pandemia deixou os alunos com uma defasagem educacional muito grande. O exemplo disso é que muitas crianças que já deveriam estar alfabetizadas, não estão. Essa situação faz com que os professores precisem se esforçar para ensinar aos alunos conteúdos que precisariam ter aprendido em outros níveis escolares. 

     Em Carlos Barbosa, o retorno 100% presencial ocorre a partir de 21 de fevereiro para o ensino fundamental e, o infantil, tem o início marcado para o dia 1º de fevereiro. "Agora que já inicia a vacinação para as crianças, estamos muito esperançosos. Ainda tem uma janela de uns 15 dias que nos parece um pouco mais assustador pelos casos que vêm acontecendo, mas nós temos uma folga, porque o ensino fundamental volta na segunda quinzena de fevereiro", avalia a Secretária da Educação, Eliane Lanzarini.  

     De acordo com a secretária, os materiais didáticos foram preparados, pensando na defasagem educacional que a pandemia deixou. Dessa forma, os alunos estarão recuperando o tempo perdido na pandemia.


MAIS NOTÍCIAS