Tempo

Temperaturas começam a baixar a partir de quarta-feira

Frente fria seguida de uma massa de ar frio deverá encerrar o período de calorão no Estado
24/01/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     A histórica onda de calor que atingiu o Rio Grande do Sul (RS) durante o mês de janeiro, pode estar perto do fim. Conforme os meteorologistas da MetSul, uma frente fria seguida de uma massa de ar frio chegará ao Estado na próxima quarta-feira (26) e deverá amenizar a sensação de abafamento. Com isso, as temperaturas máximas, que ultrapassaram a marca dos 40° em vários municípios, inclusive Garibaldi (que registrou recorde de calor no sábado) deverão ficar na faixa dos 26° a 28° já na quinta (27).

     O calor intenso que atingiu o RS é ocasionado por um fenômeno chamado de “Cúpula de Calor”. O fenômeno ocorre quando uma área de alta pressão permanece no mesmo local por dias ou até semanas. O ar quente fica preso na atmosfera, impedindo a chegada de frentes frias e causando a sensação extremo calor. 

     Além da chegada da massa de ar frio, a chuva também deverá retornar ao Estado e amenizar a situação da estiagem, que atingiu diversos municípios. Até o momento, conforme a Defesa Civil, 347 cidades gaúchas já decretaram situação de emergência devido à falta de chuvas. 


MAIS NOTÍCIAS