Saúde

Frio Intenso faz aumentar a procura por atendimento médico

10/07/2018
Portal Adesso - Foto: Ilustração - Correio do Povo

     As baixas temperaturas e a alta umidade do ar registradas nas últimas semanas têm aumentado consideravelmente a procura na Unidade de Pronto Atendimento 24h no Bairro Botafogo em Bento Gonçalves e também em postos de saúde em Garibaldi e Carlos Barbosa.

     De acordo com levantamento da Unidade, grande parte dos atendimentos de crianças estão relacionadas às síndromes respiratórias, comuns nesta época do ano. Em 24h, a UPA realizou o atendimento de mais de 270 crianças, a maioria devido a problemas respiratórios.

     Conforme o protocolo médico, a UPA é destinada para atender urgências e emergências. A classificação dos doentes é realizada por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente. Vermelho: Emergência - atendimento imediato - (Tempo de espera 0 min). Amarelo Urgente: Necessitam atendimento rápido, mas podem aguardar - (Tempo de espera 30min). Verde Pouco Urgente: Pode aguardar atendimento - (Tempo de espera 120 min). Azul Pouco Urgente: Consultas de Baixa Complexidade - (Tempo de espera 240 min).

     "Crianças e idosos têm o sistema imunológico mais frágil, são mais sensíveis as doenças típicas da estação, como gripes, resfriados e alergias respiratórias", salienta o coordenador médico da UPA, Dr. Nury Jafar Abboud Filho. Ele orienta sobre cuidados para prevenir as doenças de inverno:

 *Evitar ambientes fechados e conglomerados

*Lavagem das mãos com água e sabão e álcool gel

*Priorizar a UBS em casos sem gravidade, para evitar o contato com pessoas com doenças respiratórias que se concentram nos prontos socorros.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS