Geral

Vereadores aprovam tecnologia 5G em Bento Gonçalves

Próxima etapa será de informar operadoras de telefonia para instalação da tecnologia
26/01/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     A Câmara de Vereadores aprovou a tecnologia 5G em Bento Gonçalves, na última segunda-feira (24). O Projeto de Lei (PL) tem o objetivo de regulamentar os procedimentos de licenciamento e instalação de antenas.  

     Na próxima etapa as operadoras de telefonia serão contatadas e informadas que o município está legalmente adequado para a recepção da tecnologia. Bento é um dos primeiros municípios de interior do Brasil e ter essa legislação adequada, o que fará com que se adiante o cronograma de instalação definido pela Anatel. 

     Apenas 28 cidades do país estão preparadas para receber a tecnologia, sendo que as operadoras vencedoras do leilão estão autorizadas a instalar a tecnologia 5G nos municípios de menor porte. Apenas 1% dos 5.568 municípios do Brasil possuem leis aprovadas por suas câmaras municipais para viabilizar a implementação da tecnologia 5G. O projeto havia sido protocolado na Câmara no dia 30 de novembro de 2021. Agora para entrar em vigor o prefeito Diogo Siqueira precisa sancionar a PL. 

O que é 5G

     Em telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo no final do ano de 2018. Essa ferramenta é o sucessor planejado das redes 4G que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.


MAIS NOTÍCIAS