Trânsito

Estado aguarda liberação do Governo Federal para estadualizar trecho da BR-470

Caso liberado, trecho entre Bento e Carlos Barbosa entrará no pacote de concessões do governo estadual
09/02/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Gustavo Mansur/Palácio Piratini

     A estadualização do trecho de 13 quilômetros da BR-470, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, está próxima de ser concluída. O assunto foi debatido durante reunião nesta terça-feira (08) entre o governador Eduardo Leite e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília. Na ocasião, ficou definido que o trecho será estadualizado após liberação do Governo Federal. O Estado ainda aguarda o processo de delegação de competência para que o processo de concessão possa ser concluído.

     Caso liberado, o trecho, que compreende a entrada do Vale dos Vinhedos até a rotatória de Carlos Barbosa, entrará no pacote de concessões do governo estadual. O pacote prevê investimento de R$ 200 milhões na rodovia, sendo realizada duplicação da pista, terceiras faixas, marginais, rotatórias e viadutos. Até o momento, não está confirmada a instalação de pedágio no local. 

     Se acaso não houver liberação em Brasília, o trecho seguirá federal e não receberá aporte financeiro do Estado para melhorias. Este pedaço da BR-470 era estadual até 2015, mas, após diversas reinvindicações regionais, foi federalizado.


MAIS NOTÍCIAS