Coronavírus

Covid-19: Alertas são mantidos para todo o Estado nas próximas duas semanas

Feriado de Carnaval e retorno das aulas foram determinantes para a decisão
23/02/2022
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     O Gabinete de Crise do Governo do Estado manteve, nesta terça-feira (22), os Alertas para todo o Rio Grande do Sul (RS), para as próximas duas semanas, no Sistema 3As de Monitoramento contra a Covid-19. Nas últimas semanas, foi observado um declínio na velocidade do avanço da doença nas diversas regiões, porém os patamares seguem elevados, podendo retomar uma trajetória de crescimento. 

     Além disso, existe a probabilidade de aumento de circulação de pessoas por conta do Carnaval e o retorno às aulas, que podem afetar a tendência atual de queda. Também é preciso levar em conta que, durante feriados, as instituições não mantêm a atualização habitual de dados, causando um descompasso entre indicadores e realidade. 

     Diante disso, os Alertas serão mantidos até que se tenha o resultado dos impactos causados pela alta circulação da população e que as informações já tenham sido atualizadas caso existam subnotificações. Atualmente, 74,9% dos gaúchos estão com o calendário de vacinação em dia. Da população adulta, somente 39,5% receberam a dose de reforço. Com apenas uma dose, constam 84,6% de imunizados.

     Na última semana, a média móvel de casos confirmados apresentou redução de 12%, com incidência semanal de 688 casos por 100 mil habitantes. O número de internados com confirmação e suspeita de coronavírus reduziu em 244 pacientes. Desses, 162 em leitos clínicos e 82 em leitos de UTI. Atualmente, a taxa de ocupação de UTIs no RS é de 60,9%.

     Em relação aos óbitos, 337 pessoas foram vítimas da doença, com média de 48,1 óbitos por dia, o que representa uma redução de 16%, comparando com a semana anterior.


MAIS NOTÍCIAS