Eventos/Cultura

Veraneio da Vindima terá desfile temático de encerramento em Garibaldi

Evento ocorrerá na Buarque de Macedo, local da chegada dos primeiros imigrantes italianos
23/02/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Arquivo Emater

     O Veraneio da Vindima 2022 de Garibaldi terá um desfile temático para encerrar a programação oficial do ano. O corso alegórico será realizado na rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico, no próximo dia 19 de março, a partir das 16h. O evento celebrará o final da safra da uva e os 147 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, resgatando a história de esperança e superação dos imigrantes.

     A temática do desfile foi desenvolvida em conjunto com a professora e designer Rosana Marina. A rua escolhida marca o local de chegada dos primeiros imigrantes italianos. Ao longo dos anos, a importância do imigrante foi celebrada em festas comunitárias como uma maneira de partilhar a cultura e os hábitos herdados do país europeu.

     A equipe da Emater de Garibaldi é responsável pela organização das comunidades e dos apoiadores do evento. Com criatividade e autenticidade, as comunidades do interior irão construir os carros para o desfile, que evidenciarão a força e a organização dos agricultores garibaldenses. Na Praça Loureiro da Silva (Praça das Rosas), haverá comercialização de produtos locais como espumante, suco, biscoitos, dentre outros.

     O Desfile Temático de Encerramento da Vindima é uma promoção da Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura e de Agricultura, Emater, comunidades do Interior e conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Conselho Municipal da Agricultura, Sicredi Serrana, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, ECOA Escola de arte, equipes da gincana municipal de Garibaldi, CIC Garibaldi, CEC, Brigada Militar (BM) e Rotary.

Veraneio da Vindima

     O Veraneio da Vindima teve início no dia 21 de janeiro e marca o início da colheita da uva em Garibaldi. O nome “Veraneio da Vindima” é inspirado no movimento turístico ocorrido nas décadas de 1940 e 1950, quando os turistas gaúchos, especialmente de Porto Alegre, viajavam 114 km para a Serra, em detrimento do litoral, pelo clima ameno da região.


MAIS NOTÍCIAS