Economia

Pres. da Asgav tranquiliza consumidor sobre possível aumento na carne de frango

José Eduardo dos Santos foi um dos convidados do programa Prato Limpo desta sexta
04/03/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     O presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, foi um dos convidados do programa Prato Limpo desta sexta-feira (04), no canal ADESSO TV. Na oportunidade, ele falou a respeito dos reflexos que o conflito entre russos e ucranianos pode causar no preço de comercialização da carne de frango. De acordo com dados do ano passado, o Brasil exportou 105 mil toneladas do produto para a Rússia.  

     Garibaldi está entre os municípios da Serra que mais produzem frango. Diante disso, um aumento no preço de comercialização poderia afetar a economia local e seu consumo. Entretanto, dos Santos tranquilizou os consumidores e disse que o nível de produção continuará. “É difícil prometermos que não haverá nenhum repasse nos produtos, mas podemos tranquilizar os consumidores que a produção de alimentos alternativos continuará. Esse é o compromisso do setor agrícola gaúcho”, destacou.

     Atualmente, o setor produz em torno de 1,7 milhão de toneladas de carne de frango no Estado. Deste montante, 700 mil toneladas são exportadas e, o restante, fica para atender as demandas dos gaúchos e demais estados brasileiros. 

     O presidente da Asgav falou que o setor vem enfrentando dificuldades, principalmente pelas perdas registradas nas safras de soja e milho, principais aditivos da produção de carne de frango. Mas, reafirmou que o setor tem o compromisso de produzir alimentos em larga escala. 

     “Infelizmente tudo vem acontecendo de uma forma muito conjunta e o setor está com dificuldades de enfrentar isso de uma vez só. Porém, nosso compromisso é de produzir alimentos em larga escala para atender uma grande quantia de consumidores do Estado e do País. Não vamos colocar esses índices de aumento no preço final, mas precisamos dar condições para a manutenção da produção e repassar valores para o setor continuar produzindo”, declarou. 

     Para acompanhar a entrevista completa com o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, acesse o link a seguir: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/1340875716408958

MAIS NOTÍCIAS