Política

Santa Tereza e Monte Belo do Sul comemoram 30 anos de emancipação neste domingo

Representantes dos municípios participaram ao vivo do Prato Limpo desta quinta
17/03/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     Os municípios de Santa Tereza e Monte Belo do Sul, antigos distritos de Bento Gonçalves, comemoram juntos 30 anos de emancipação política, neste domingo (20). Emancipados no mesmo dia, ambos têm raízes da colonização italiana e, até os dias atuais, mantém viva essa cultura.

     Diante da data especial, o programa Prato Limpo desta quinta-feira (17), no canal ADESSO TV, contou com as participações da prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo (PTB) e do Secretário de Turismo de Monte Belo do Sul, Alvaro Manzoni. Ambos exaltaram as qualidades e as atrações turísticas que cada município tem a oferecer.

     Primeira prefeita do município, Gisele falou sobre a importância da data, tanto para Santa Tereza quanto para Monte Belo. “É uma data muito importante para os dois municípios. Temos que reconhecer o trabalho de muitas pessoas que, lá no passado, conquistaram essa proeza e nos proporcionaram estarmos comemorando hoje em dia”, destacou.

     Famoso pela canoagem, muito por conta do Rio Taquari, e por ser terra do ex-prefeito de Garibaldi, Luiz Carlos Casagrande, o município também é reconhecido por outros atrativos. “Temos essa história famosa pela canoagem, mas também oferecemos outros atrativos. Em 2012 nossa cidade foi tombada pelo seu patrimônio histórico e cultural, além de termos belíssimas paisagens”, salientou a prefeita.

     Por sua vez, Monte Belo não fica para traz e, além de oferecer diversos atrativos, tem também uma culinária forte. “Temos um turismo muito forte e que é muito importante para a nossa cidade, principalmente por estarmos inseridos junto de Garibaldi e Bento no Vale dos Vinhedos, mas, além disso, temos o mirante, temos o calçadão da praça central, além de diversos restaurantes que proporcionam uma grande experiência gastronômica”, comentou o Secretário Alvaro Manzoni. 

     Manzoni destacou também a importância da data para o município e falou sobre o festival “Vieni Vivere La Vita”, que ocorre entre sábado (19) e domingo (20), na Praça Padre José Ferlin, e terá diversas atrações em homenagem ao aniversário do município. “É uma data muito especial para nós e o festival foi feito para celebrar esse momento. O nome do evento leva o lema da nossa cidade, que é ‘venha viver a vida’. O festival é formado somente por produtos de Monte Belo. Serão 28 produtores que estarão participando e comercializando vinhos, sucos, espumantes, diversos alimentos e produtos artesanais. Além disso teremos shows com artistas locais e regionais”, falou.

     O evento é tradicionalmente realizado em novembro, mas, devido a comemoração dos 30 anos de emancipação política, o festival será realizado especialmente neste fim de semana. 

     Para acompanhar a entrevista completa com a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo e com o Secretário de Turismo de Monte Belo do Sul, Alvaro Manzoni, acesse o link a seguir: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/705085324236251 


MAIS NOTÍCIAS