Saúde

Primeira morte do ano por dengue é confirmada no Estado

Vítima é uma mulher, de 76 anos, moradora de Chapada
18/03/2022
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou, nesta sexta-feira (18), o primeiro óbito por dengue de paciente, no Rio Grande do Sul (RS), em 2022. A vítima é uma mulher, de 76 anos, moradora de Chapada, no Norte do Estado. Segundo a publicação, a morte ocorreu no dia 9 de março, mas foi confirmada somente hoje. A idosa ficou internada por dois dias antes de vir a óbito.

     Segundo a Cevs, a vítima começou a sentir os sintomas da doença no dia 3 de março, apresentando febre, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dor muscular, dor nas articulações e náuseas. A idosa tinha outras comorbidades (hipertensão arterial sistêmica e doença pulmonar obstrutiva) e acabou não resistindo. 

     Até o momento, conforme a Cevs, já foram registrados 840 casos de dengue em todo o RS. Destes, 753 são autóctones (contraídos em solo gaúcho). 

     Em Garibaldi, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ainda não há nenhum caso da doença, mas, já foram encontrados 73 focos do mosquito Aedes aegypti (causador da doença), em diferentes bairros do município. O bairro Brasília lidera o ranking de focos, com 16. 


MAIS NOTÍCIAS