Política

Kirch não sanciona aumento de 45% aos servidores da Câmara de Carlos Barbosa

Decisão do prefeito vai de encontro com a maioria da população barbosense que acha abusivo o reajuste
02/04/2022
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     O Prefeito Municipal de Carlos Barbosa Everson Kirch (PP), não sancionou o aumento proposto pela mesa diretora da Câmara de Vereadores concedendo aumento de mais de 45% aos servidores da Casa Legislativa. O projeto que foi votado e aprovado por todos os vereadores e enviado ao Poder Executivo deveria ser sancionado até a última quinta-feira (31), quando vencia o prazo de 15 dias para o prefeito decidir.

     Kirch que já havia concedido aumento de 16,12% a todos os servidores da prefeitura, incluindo secretários municipais e vereadores, não concordou em conceder mais 28,94% apenas para os funcionários da Câmara como queria a presidente da Câmara Lucilene Marchi (PDT). Apesar de não concordar, o prefeito evitou se manifestar e entrar em polemicas ou rotas de colisão com o Poder Legislativo, já que todos os vereadores da base aliada foram favoráveis ao aumento. Em cima do muro, Kirch deixou passar o prazo regimental e devolverá o projeto sem nenhuma assinatura, ou seja, o reajuste não foi aprovado, mas também não está rejeitado pelo prefeito. No reajuste concedido aos servidores municipais de 16,12%, Kirch e a vice-prefeita Beatriz Martin Bianco não tiveram seus salários reajustados. 

     Agora, o projeto será novamente enviado à Câmara e cabe a presidente Lucilene colocar novamente em votação entre todos os vereadores ou dar um canetaço e aprovar. Com o reajuste de 45% aos servidores, o secretário da Câmara Municipal barbosense passará a receber mais de R$ 10 mil mensais, sendo que o mesmo cargo na Câmara de Garibaldi recebe cerca de R$ 4 mil. 

Entenda o Reajuste que os vereadores querem dar aos servidores da Câmara

     O prefeito de Carlos Barbosa, apresentou projeto concedendo 16,12% a todos os servidores do Poder Executivo de Carlos Barbosa, isto é, os funcionários da prefeitura, incluindo vereadores receberam este índice. Porém, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, após apoio e aprovação de todos os vereadores da cidade, apresentou projeto concedendo apenas aos funcionários do Poder Legislativo um aumento de mais 28,94% que somados aos 16,12 que o prefeito concedeu chega a 45,06%. 

     A justificativa é de que os funcionários da Câmara barbosense não receberam reajuste nos últimos dois anos em virtude da pandemia e por isso, devem ter seus vencimentos revisados pelo índice IGPM.



MAIS NOTÍCIAS