Eventos/Cultura

Em São Paulo, equipe do ADESSO TV participa de congresso que debate TV, Mídia e Entretenimento

Maior evento da América Latina aborda temas como produção, transmissão e distribuição de conteúdo audiovisual
08/08/2023
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Durante esta semana, uma equipe do Canal ADESSO TV está em São Paulo participando do Set Expo 2023. Considerado o mais importante fórum sobre tecnologia e negócios de mídia e entretenimento na América Latina, a SET reúne anualmente mais de 2.000 profissionais em busca de atualização, troca de experiências e oportunidades de networking. Os temas abordados neste ano são: Produção, Conectividade, Segurança, Negócios, Regulatório, Consumo de mídia, TV 3.0, Inovação, IAB e Rádio.

     Com grande público, o evento conta com a presença de diversos profissionais da área, que receberam palestras imersivas de conteúdos contemporâneos, promovendo discussões importantes para o desenvolvimento do setor. Os palestrantes são executivos, líderes de opinião e influenciadores dos setores de tecnologia do audiovisual. Além disso, a Feira de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, mostra as principais novidades do mercado. Ao todo, 150 expositores, que representam mais de 400 marcas nacionais e internacionais de empresas referência no setor de equipamentos, tecnologias audiovisual, telecomunicações, radiodifusão e mídia eletrônica em geral.

     Um dos temas mais importantes da atualidade é a mudança de padrão da TV aberta brasileira, por isso, o dos principais debates do SET Expo 2023 está sendo os próximos passos da TV 3.0 e como a indústria precisa se preparar para uma nova era da TV aberta. A TV 3.0 é a nova geração de televisão digital, com evolução da qualidade de imagem e de som, com exploração de maior qualidade de vídeo 4K, HDR (High Dynamic Range), codificação de vídeo moderna e mais eficiente, além de áudio imersivo e personalizável e recursos de acessibilidade aprimorados. 

     A geração 3.0 da TV terá uma integração mais fluida com a Internet. A TV deixará de ter o atual conceito de um canal de televisão, identificado através de um número, e passará a ter à disposição do telespectador um APP da emissora, com todas suas possibilidades de acesso, tanto à programação transmitida pelo ar, quanto a conteúdos alternativos transmitidos pela internet. Um amplo caminho para que sejam criados novos modelos comerciais e de interação com o telespectador. O projeto de desenvolvimento da TV 3.0 entra na terceira e última fase de testes complementares, pesquisa e desenvolvimento. 

     Uma vez normatizada e regulamentada, a TV 3.0 deve iniciar operação a partir de 2025. Mas isso ocorrerá de forma gradativa à medida em que for implantada a nova infraestrutura de transmissão e que os usuários adquirirem receptores compatíveis, como já aconteceu com a implantação da TV 2.0 a partir de 2007, na transição exitosa da TV analógica para a digital.






MAIS NOTÍCIAS