Economia

Venda de vinhos finos, espumantes e sucos registra alta nos primeiros meses do ano

Aumento foi 53% maior que no mesmo período do ano passado
05/04/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A venda de vinhos finos, espumantes e suco de uva em janeiro e fevereiro de 2022 foi maior que nos mesmo período do ano passado. O grande volume foi do suco, que vendeu mais de 19 milhões de litros somente em fevereiro, um incremento de 60,15% em relação ao mesmo período de 2021. No mesmo mês, os vinhos finos atingiram 1,2 milhões de litros, batendo fevereiro de 2021 em 34,39%. Já os espumantes tiveram melhor performance em janeiro com a venda de 1,1 milhão de litros, 89,16% a mais que o primeiro mês do ano anterior. 

     Somando toda venda em janeiro e fevereiro, se chega a 40.509.731 litros entre vinhos finos, espumantes e suco de uva, distribuídos em diversos canais e também direto ao consumidor. É um aumento de 53% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), também mostram que hoje, o consumo per capita de vinhos no Brasil é de 2,4 litros. Anteriormente, o consumo não passava de dois litros. Essa barreira foi rompida durante a pandemia.

     A expectativa é que o comportamento se mantenha em alta, especialmente em relação aos vinhos tintos com a aproximação do inverno. “O ano começou bem. Os eventos retornaram, o que é muito bom para movimentar o mercado de espumantes. Os restaurantes e hotéis voltaram a ter maior ocupação e, consequentemente, maior consumo”, destacou o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Luis Argenta. 

     O empresário comenta, ainda, que o setor está muito otimista, ainda mais depois da Safra 2022 ter encerrado com êxito frente a qualidade das uvas, mesmo diante da forte estiagem registrada nos últimos meses.

     Fatores econômicos, de logística, tributários, além da percepção da qualidade, do preço justo, o surgimento de novas regiões produtoras, o desenvolvimento do enoturismo e a própria mudança de hábitos com a valorização da produção local vêm contribuindo para o ganho de competitividade e, assim, avanço nas vendas. “O vinho brasileiro vive seu melhor momento na história da vitivinicultura nacional. “De gole em gole estamos conquistando mais espaço na mesa do brasileiro. Isso tudo é fruto de muito trabalho e investimento do vinhedo ao ponto de venda”, reforçou Argenta.





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