Política

Assessora de Deputado Estadual ganha para "ficar em casa" em Carlos Barbosa

08/07/2015
Jornal Pioneiro

     Colegas de gabinete não sabiam que ela estava a serviço do parlamentar que é líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa - FOTO: Deputado Alváro Boésio - PMDB


     Reportagem do Jornal Pioneiro de Caxias do Sul, publicada em seu site na internet nesta quarta-feira (08), mostra que durante quase um ano, uma assessora do líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa teve passe livre para ficar em casa no horário de expediente ou nem mesmo comparecer no gabinete parlamentar em Porto Alegre para marcar presença.

     Depois de ser procurada pela reportagem, a universitária Milena Darsie Baldasso, 19 anos, contratada como CC para assessorar o deputado estadual Álvaro Boessio (PMDB), fixou moradia em Porto Alegre e cumpre expediente.

     Desde maio de 2014, a jovem exerce o cargo de assessora nível 1 em Porto Alegre e em Carlos Barbosa, segunda cidade onde o parlamentar mais ganhou votos na última eleição. Boessio obteve mais votos em sua terra natal, Farroupilha.

     Apesar de a CC estar há um ano a serviço do deputado, até 20 dias atrás nem colegas de gabinete na Capital, nem a direção do PMDB em Carlos Barbosa indicaram à reportagem o nome da estudante como referência para demandas do parlamentar na cidade ou região. Pelo contrário, a sugestão foi entregar pedidos para uma vereadora da região ou encaminhar a demanda diretamente ao e-mail do gabinete. O deputado não mantém escritório em Carlos Barbosa.

     Em alguns momentos, o nome da moça chegou a ser considerado desconhecido entre algumas pessoas que trabalham no gabinete de Boessio, conforme gravações de telefone obtidas nos últimos meses.

     Embora nomeada CC da Assembleia, Milena encontrou tempo para trabalhar durante cerca de 30 dias em uma loja de Barbosa, no final do ano passado. De fevereiro a junho deste ano, dedicou três dias por semana para estudar em São Leopoldo, em turnos diferentes da manhã, tarde ou noite.

     Em dias da semana, sem aula, durante o horário de funcionamento da Assembleia, a jovem postou em redes sociais que estava em casa.

     No período, jamais mencionou qualquer atividade ou serviço prestado ao deputado farroupilhense. Pelo contrário, Milena ressaltava o ócio aos seguidores na internet. Os comentários dela citavam planos de ficar debaixo das cobertas e dormir em pleno horário de expediente.

     A própria estudante admitiu o descompromisso com a função de assessora de Boessio e nem se reconhecia como tal. Numa mensagem postada no Twitter em fevereiro, a jovem foi enfática para mostrar a insatisfação de ter que dedicar o tempo para os trabalhos de aula:

     "Só não reclamo mais pq pelo menos eu não trabalho e posso fazer os trabalhos durante a semana", escreveu.

     Milena está na Assembleia porque substituiu um familiar na função, afastado em 2014, no mandato anterior de Boessio. Anteriormente, em 2012, o mesmo cargo era ocupado por outra parente da estudante. O pai da jovem é amigo pessoal de Boessio, também já foi assessor dele e o apoiou na campanha eleitoral.

     O salário para a função é R$ 2.838,72 mensais (incluindo benefícios).

MAIS NOTÍCIAS