Geral

Gilmar Pocai, artista plástico participa do Programa Prato Limpo

O artista, é responsável pela restauração da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha
12/05/2022
Adesso TV- Foto: Portal Adesso/Miriam Caravaggio

      Gilmar Pocai, artista plástico e restaurador participou do Programa Prato Limpo desta quinta-feira (12), responsável pelo restauro da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio conta em detalhes sobre esta obra.  O monumento está localizado na rotatória RS-453 com a Rodovia Romeiros, passagem obrigatória para quem utiliza o acesso ao santuário de Caravaggio.

      A obra teve início nesta terça-feira (10), mas a instabilidade climática e os dias de chuva atrapalham o andamento do trabalho minucioso de restauração, afirma Gilmar.  

     A imagem foi feita de alvenaria e concreto, pintura acrílica utilizada em residências, agora já está no prazo de receber reparos. Ela está há 6 anos ali na rotatória em substituição da imagem anterior que estava no local. A nova imagem foi confeccionada por Gilmar ao lado do Santuário de Caravaggio e tempo depois transportada para ser instalada na rótula. A sua instalação no local ocorreu em agosto de 2016, até então não havia recebido nenhum tratamento ou repintura, ou seja, não foi feita nenhuma interferência nela.  

    De acordo com o restaurador, após anos sem manutenção a escultura necessita de reparos é uma área que sempre vai ter problemas, porque acaba danificando mais.  Farroupilha é uma cidade onde o clima oscila muito e a temperatura também, desta forma a escultura aos poucos vai se danificando. Assim que as rachaduras estiverem consertadas, a peça receberá um selador que dará uniformidade à superfície e em seguida a tinta reforçará as cores. 

    Pocai, é formado em artes pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), trabalhou por longos anos com os freis Capuchinhos no museu de Caxias. Sempre trabalhou com arte, começou com restauro e devido a necessidade de mão de obra na área as pessoas foram requisitando o seu trabalho, surgiu a oportunidade de confeccionar esculturas de imagens sacras e assim passou a atuar neste segmento. Atualmente, vive da arte e possui agendas programadas de pelo menos três ou quatro anos, já esculpiu esculturas em diversas regiões do Estado e por todo o Brasil.  A padroeira de Santa Tereza que possui 3 metros de altura localizada na entrada de Caxias do Sul, é de sua autoria. 

     A imagem está há 6 anos na rótula, essa é a primeira manutenção programada da escultura, mas não é a primeira vez que ela passa por reparos. Em 2016, antes de ser instalada, vândalos golpearam a estátua com uma barra de ferro e depois atearam fogo. Na época, câmeras de segurança registraram o fato. Após reparos emergenciais, a imagem foi levada à rotatória da RS-453, em agosto de 2016. 

     A conclusão do restauro está previsto até o início das festividades da  Paróquia de Nossa Senhora de Caravaggio, no dia 26 de maio. 





MAIS NOTÍCIAS