Saúde

Otorrino faz um alerta sobre o câncer de esôfago

Felipe Marques explicou como prevenir a doença
24/05/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Portal Adesso/reprodução

  O médico otorrinolaringologista Felipe Marques, participou do Programa Prato Limpo desta terça-feira (24). Ele  atende  no Centro de Especialidades do Hospital São Pedro de Garibaldi e também atua como médico regulador do SUS de Bento Gonçalves.

  Na oportunidade, o médico abordou sobre o câncer do esôfago, uma doença que atinge muitos gaúchos. Só em 2020, no Brasil, foram mais de 11 mil novos casos e mais de oito mil mortes. 

  De acordo com Felipe, ao tomarmos medidas preventivas podemos prevenir qualquer tipo de câncer ou até mesmo o de esôfago. O câncer é uma alteração celular e essa alteração leva a célula a se multiplicar desordenadamente causando a doença. A água quente, usada no chimarrão pode acelerar o processo de multiplicação dessas células e causar uma morte celular.  A longo prazo, esses eventos geram um dano. 

 O tabagismo, alcoolismo, todos esses fatores contribuem para o surgimento de  câncer no trato aéreo digestivo (cavidade oral, lábio, laringe, orofaringe, hipofaringe, tireóide, esôfago).  

  Felipe Marques faz um alerta para que as pessoas estejam atentas a temperatura da água quente usada no preparo de chás e também do chimarrão. Os chás e as ervas geralmente têm muita cafeína e aumentam o refluxo com a saída do ácido gástrico que pode também   queimar a mucosa do esôfago. Este é um fator de risco para o surgimento deste tipo de câncer. 

  O médico enfatiza que é fundamental que as pessoas tenham um bom senso para evitar danos a longo prazo. Felipe recomenda que a cada 10 anos deve ser feita uma endoscopia com objetivo de avaliar o sistema aéreo digestivo do paciente. A prevenção é a melhor saída. 








MAIS NOTÍCIAS