Coronavírus

Carlos Barbosa retira obrigatoriedade do uso da máscara

Uso do acessório individual passa a ser facultativo em todo o território do município
11/03/2022
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Seguindo os passos de algumas cidades do país, a prefeitura de Carlos Barbosa retirou a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção contra a Covid-19 para toda a população. O decreto n° 3.159, que oficializa a decisão, foi publicado na tarde desta sexta-feira (11), no Diário Oficial do município.

     Conforme o documento, o uso do acessório individual passa a ser facultativo em todo o território do município, tanto em locais abertos quanto fechados, ficando sob responsabilidade de cada cidadão decidir ou não pela utilização. Fica recomendado o seu uso para pessoas imunossuprimidas, imunodeprimidas, portadores de doenças crônicas, com comorbidades, gestantes, idosos e que não tenham o esquema vacinal completo. 

     O uso obrigatório da máscara continua sendo exigido em estabelecimentos públicos e privados de saúde, inclusive farmácias e laboratórios clínicos, tanto para trabalhadores da saúde, como para pacientes, acompanhantes ou visitantes. 

     A decisão foi embasada nos números da pandemia no município, que tem registrado queda nos atendimentos e casos da doença nos últimos meses, assim como o elevado índice de pessoas imunizadas. Até o momento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 86,9% da população já recebeu a primeira dose da vacina e 83,8% está com o esquema vacinal completo (dose única, segunda dose e dose de reforço). 

     Cabe ressaltar que se o Governo Federal, Estadual, Ministério Público (MP) ou algum outro órgão revogar a decisão, um novo decreto com novas normas exigidas deverá ser publicado. 


MAIS NOTÍCIAS