Geral

Prazo para entrega do Imposto de Renda termina nesta terça

Quem não efetuar a entrega da declaração estará sujeito à multa
31/05/2022
Agência Brasil - Foto: Agência Brasil/divulgação

    Nesta terça-feira (31),  termina o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda pessoa física 2022.  A Receita Federal estima que cerca  de 34,1 milhões de pessoas entreguem suas declarações até às 23h59 de hoje.

    Quem não efetuar a entrega da declaração estará sujeito à multa. O valor é de 1% ao mês, sobre o Imposto de Renda devido, limitado a 20% desse valor. O valor mínimo da multa é R$ 165,74.   

    A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Expirando esse prazo, começa a correr juros corrigidos pela taxa Selic, atualmente em 12,75% ao ano.


Novidades

   Entre as novidades na declaração do IRPF 2022  estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis, o recebimento da restituição e o pagamento de DARF por meio de Pix, desde que a chave do contribuinte seja o CPF.

  O Programa Gerador da Declaração está disponível no site da Receita para usuários dos sistemas Windows, iOS e Linux. Também será possível declarar online ou por dispositivos móveis, por meio do app Meu Imposto de Renda.

MAIS NOTÍCIAS